quinta-feira, 11 de junho de 2009

PAÍS VIVE MOMENTO HISTÓRICO COM INSTALAÇÃO DA PROCURADORIA DA MULHER

A posse da deputada Nilmar Ruiz (DEM) no cargo de procuradora Especial da Mulher da Câmara dos Deputados representa um momento histórico na luta pela reconstrução e revisão dos papéis desempenhados pela mulher na sociedade brasileira. É portanto um reconhecimento também aos esforços de feministas como nós, que protagonizaram cenas importantes no processo de redemocratização do País. Falamos de quando parlamentares constituintes, apoiadas pelas organizações de mulheres e organizações feministas, com propósitos semelhantes aos de hoje defendidos pela Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento – AGENDE, foram incansáveis para que a então chamada Constituição Cidadã legitimasse a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
Ora, 21 anos depois da promulgação da Carta Magna, um país que ocupa o 146º na atuação de mulheres no Parlamento tem muito que comemorar quando, pela primeira vez na história do País, uma mulher, a deputada Nilmar Ruiz, ocupa cargo de direção na história do Legislativo Federal, Além disso, a bancada feminina conquistou assento no Colégio de Líderes. É a tradução do início da institucionalização do empoderamento da mulher no Poder Legislativo. A principal missão é defender os interesses das brasileiras na Casa Legislativa. Mais que isso. É “avançar na igualdade de oportunidades e na justiça social”, disse Nilmar durante a posse, “acolher as denúncias de discriminação e violência contra a mulher e acompanhar todos os projetos de lei e matérias que tramitam na Casa relativos ao tema”.
Embora seja recente a história da mulher na política - afinal só em 1934 tivemos direito ao voto - há que se ressaltar que com muito vigor a bancada feminina da Câmara, coordenada pela deputada Alice Portugal, reivindica há muito um espaço na estrutura da Casa. Mas cabe lembrar que, sim, é uma vitória. Devemos celebrar, evidentemente, mas sem nos esquecermos de que “já não era sem tempo”. A AGENDE, parabeniza, portanto, as procuradoras Nilmar Ruiz e as procuradoras-adjuntas, Bel Mesquita, Maria Helena e Emília Fernandes. Sabemos que representam com muita dignidade as mulheres do Brasil na Câmara dos Deputados.

Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento – AGENDEBrasília, 08 de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário