sábado, 18 de julho de 2009

MANIFESTO DE APOIO A CANDIDATURA DE JOSE EDUARDO DUTRA

(texto de circulação interna do Partido dos Trabalhadores)
A trajetória política de José Eduardo Dutra expressa uma profunda identidade com as lutas sociais e os compromissos históricos que deram origem ao PT e constituem a sua permanente razão de ser. Ao longo desses 30 anos, Dutra contribuiu de modo notável para a organização popular, a construção do partido e a nossa vitoriosa caminhada rumo ao comando democrático do país.
Dutra foi líder sindical e dirigente nacional da CUT, atuando sempre na linha de frente da resistência ao neoliberalismo e às privatizações; foi membro do Diretório e da Executiva Nacional do PT, apoiando ativamente a implantação do partido nas diversas regiões do Brasil; foi senador e líder da bancada petista, destacando-se como um dos principais articuladores da oposição parlamentar no governo FHC; e cumpriu papel fundamental no governo Lula, presidindo a Petrobrás e a BR Distribuidora, resgatando o sentido estratégico da maior empresa pública brasileira e colocando-a a serviço do desenvolvimento econômico e social do país.
Nessa extraordinária trajetória de vida e de lutas, Dutra adquiriu uma reconhecida experiência política e administrativa, que faz dele uma das lideranças mais maduras e qualificadas do PT e da esquerda brasileira.
José Eduardo DUTRA
Tem os requisitos indispensáveis para unificar o PT e coordenar, com lucidez e eficiência, a nova equipe dirigente a ser eleita no PED.Tem, igualmente, as condições de envolver toda a nossa militância e os mais variados setores sociais na elaboração de um programa para 2010, que consolide os enormes êxitos e conquistas do governo Lula e, ao mesmo tempo, assegure o aprofundamento do nosso projeto de mudança social.
Tem clareza e competência para construir uma aliança política e eleitoral que congregue todos os partidos que hoje apóiam o governo Lula, em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República, vinculando os palanques estaduais ao superior objetivo nacional.
Tem condições de fortalecer organicamente o PT, sua comunicação interna, seu trabalho de base, sua formação política, de modo a torná-lo um instrumento ainda mais eficaz de luta emancipatória.
Tem plenas condições de dinamizar as relações do PT com os movimentos sociais, a intelectualidade progressista e a juventude, potencializando o engajamento desses e de outros setores na disputa decisiva entre o avanço do projeto democrático-popular e o retrocesso neoliberal.
Tem competência para fazer com que o PT amplie a sua força na Câmara, no Senado e nos governos estaduais.
É por tudo isso que apoiamos com entusiasmo a candidatura de José Eduardo Dutra à presidência do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário